13 conteúdos para quem se interessa por Design Visual

Confira uma lista de obras e sites para quem gosta desse assunto

 

Se você tem curiosidade de saber mais sobre como é a carreira de um profissional formado em Design Visual, aqui vão algumas dicas de conteúdos que podem te ajudar a entender um pouco melhor esse mercado. A seleção foi feita por Mara Martha Roberto, coordenadora da graduação em Design Visual da ESPM.

 

Livros

 

Anos fatais: Design, música e Tropicalismo

Trata-se de uma pesquisa sobre o fenômeno da estética tropicalista, realizada por Jorge Caê Rodrigues. O estudo analisa elementos, como as capas dos discos de vinil da época. Além disso, também acompanha as fases desse período da história por meio de depoimentos de figuras, como Rogério Duarte, Luciano Figueiredo, Oscar Ramos e Ronaldo Bastos. O livro foi publicado em 2007 pela Editora 2AB.

 

Comunicação com Cores: Uma Abordagem Científica Pela Percepção Visual

Escrita por Paula Csillag, a obra foi publicada em 2015 pela Editora Senai-SP e aborda os fenômenos e os objetivos por trás do uso das cores. A autora faz isso por meio de um modelo que ela mesma criou com o intuito de descrever princípios que orientam a aplicação de cores na comunicação visual. Os campos de design, arte, psicologia e neurologia são algumas das áreas que aparecem nessa análise.

 

Design Desmodrômico (para Curiosos)

É um livro dividido em duas partes. A primeira é dedicada a analisar aspectos do design de forma geral – o que inclui as suas relações com o marketing e a propaganda, e a sua importância no processo de gestão. A segunda parte, por outro lado, procura falar sobre conceitos da área e as suas aplicações no mercado de trabalho, além de dar dicas sobre como explorar o potencial inovador de cada profissional. A obra foi escrita por Ligia Fascioni e publicada pela Editora 2AB em 2013.

 

Do design thinking ao design doing: Como usar a empatia para criar produtos que as pessoas amam

Publicado em 2018 pela Editora M.Books, o livro tem como autor o especialista em Design de Produto, Jon Kolko. Nele, o profissional procura mapear os processos para desenvolver um produto e demonstra como fazer isso tendo a conexão emocional com o cliente como objetivo. O segredo, segundo ele, é a empatia. “Você precisa entender profundamente as necessidades e os sentimentos do consumidor, e esta compreensão deve se refletir no produto”, afirma na sinopse.

 

O Design do Dia-a-dia

Trata-se de um livro sobre os princípios fundamentais do design. Nele, o especialista em usabilidade Donald A. Norman levanta questões sobre o funcionamento de certos produtos e os tipos de impactos que isso tem na experiência do consumidor. O autor também dá exemplos de produtos adequados e inadequados, além de mostrar de que forma o excesso de tecnologia pode comprometer a facilidade de utilização do que foi fabricado. Para ele, um bom design reúne prazer estético, arte e criatividade, sem deixar de ser fácil de operar e de usar. A obra foi publicada pela Editora Rocco em 2006.

 

Pensar com tipos: Guia para designers, escritores, editores e estudantes

Neste livro, a autora  Ellen Lupton fala sobre tipografia e procura, por meio disso, levantar questões sobre as bases funcionais e culturais embutidas nas convenções do design. “Este não é um livro sobre tipos. É um livro sobre como usá-los”, explica na sinopse. A obra é dividida em três partes e foi publicada em 2021 pela Editora Olhares. “Um guia que nos ensina a navegar com imaginação dentro do conjunto de normas tipográficas e nos orienta sobre quando é conveniente quebrá-las”, descreve.

 

Políticas do design: Um guia (não tão) global de comunicação visual

“Políticas do design não é exatamente um livro, mas uma espécie de cartilha”, define a sinopse da obra. Escrito por Ruben Pater e publicado pela Editora Ubu em 2019, o livro propõe uma discussão sobre a falta de neutralidade no design gráfico. Para isso, o autor analisa e explora o contexto cultural e político de tipografia, cores, fotografia, símbolos e infográficos. “Será que nós, como profissionais criativos, estamos de fato cientes do significado político e do impacto do nosso trabalho na sociedade em rede atual?”, questiona.

 

Processo de criação em design gráfico: Pandemonium

É uma obra sobre o processo criativo em design gráfico. Em seu texto, o autor Leopoldo Leal promove reflexões sobre a experiência de profissionais e de pesquisas na área. Além disso, ele também realiza experimentos gráficos e demonstra como buscar soluções inovadoras na prática. “Boas ideias não surgem em um único momento de iluminação. Gatilhos criativos são um resultado complexo de estudo, tentativas e erros, curiosidade, persistência, diálogos e intervalos”, diz na sinopse. O livro foi publicado em 2020 pela Editora Senac São Paulo.

 

100 Razões Pra Se Chamar Um Designer

O livro de Joaquim Redig foi publicado em 2016 pela Editora Rio Books e tem o objetivo de levantar questões sobre a necessidade do trabalho de um designer no contexto do mundo moderno. “Encontrei mais de 150 razões para se ‘chamar um designer’, mas deixei aqui só 100, para não cansar. Se continuasse, encontraria cada vez mais”, explica o autor na sinopse.

 

Documentário

 

Abstract: The Art of Design

É uma série sobre arte, design e arquitetura. Produzida pela Netflix, a obra tem duas temporadas e foi lançada em 2017. A produção tem o objetivo de mostrar os impactos que o trabalho de um designer pode ter. Os episódios acompanham profissionais renomados em suas respectivas áreas de atuação – o que inclui prazos apertados e projetos sem sucesso.

 

 

Sites

 

Designices

Trata-se de um blog sobre Design Digital escrito por Rogério Fratin. Segundo ele, a plataforma “nasceu para ajudar a organizar questionamentos sobre a profissão, além de referências.” Está no ar desde 2009.

 

Design Culture

É um site que produz conteúdos sobre design. “Somos um veículo que trata sobre design, comunicação, cultura, artes, ações criativas e empreendedoras”, descrevem no rodapé do site.

 

Revista digital

 

DSG – Revista Design ESPM-SP

Esta é uma revista acadêmica digital sobre design desenvolvida por colaboradores internos e externos da ESPM. Entre os assuntos abordados, estão temas ligados ao cotidiano da educação e do exercício profissional de quem escolhe seguir uma carreira em Design. A revista já está na sua quinta edição.

 

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