LOADING

Digite para buscar

O buscador que não te rastreia e não vende os seus dados

Compartilhe

Cansado de pesquisar sobre um refrigerante e ser perseguido por publicidades de refris na internet? Talvez haja uma solução

Nos tempos de internet feroz, privacidade virou produto de alto valor agregado. Com o slogan “A ferramenta de busca que não rastreia você”, a DuckDuckGo promete entregar exatamente isso, privacidade, ao não coletar suas informações pessoais – e nem tampouco compartilhá-las com quem quer vender algo a você.

Foto: Reprodução

Uma pesquisa rápida no Google em termos como “ressaca de internet” ou “falta de privacidade online” mostra um sem-número de artigos ou de simples reclamações de que nada escapa do olhar atendo que invade nossas pesquisas.

E da enxurrada de publicidade que nos invade à simples menção de um produto ou serviço (faça o teste: pesquise sobre impressoras, refrigerantes ou qualquer outro produto numa ferramenta de busca e veja o que vai rolar nas suas redes sociais ou na home de portais de notícias e outros sites).

É aí que o DuckDuckGo promete fazer a diferença. O princípio é simples: como a ferramenta não armazena seu histórico de pesquisas, fica impossível ser perseguido por anúncios que rastreiam exatamente sua pegada digital nas ferramentas de busca (o que, segundo a DuckDuckGo, acontece até mesmo em navegações privadas).

Apesar de existir desde 2006, ainda não é algo tão popular quanto outras ferramentas de busca: representa apenas 0,18% do mercado, com mais de 30 milhões de buscas realizadas por dia – ou quase 11 bilhões de buscas/ano (o Google recebe 100 bilhões delas todos os meses… E repassa suas informações a quem se dispuser a pagar por elas).

LEIA TAMBÉM:

8 dicas para evitar a invasão de seu celular e a exposição dos seus dados

Como a inteligência artificial é usada para encontrar influencers

Hacker revela o maior erro que as pessoas cometem na internet

Tags:
Redação #TMJ

Produzido pelo Núcleo de Conteúdo da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *