6 livros e filmes para quem se interessa pelo mercado da moda

Uma seleção títulos para profissionais, curiosos e entusiastas do mundo fashion

 

Carolina Bustos, coordenadora da graduação em Design de Moda da ESPM em Porto Alegre, recomenda livros, documentário e filme para entender o universo da moda sob diversas abordagens: da análise filosófica do consumo à comédia dramática para o cinema. Confira a lista:  

 

Vogue: O Olhar do Editor

 

Dirigido por Fenton Bailey e Randy Barbato, o documentário disponível no HBO Max foi produzido em 2012 para comemorar os 120 anos da Vogue, a mais importante publicação de moda do mundo. A história é contada a partir de entrevistas com os editores de moda da revista e também de celebridades como Nicole Kidman, Sarah Jessica Parker, Marc Jacobs e, claro, Anna Wintour, a diretora de redação de Vogue, que inspirou Meryl Streep na composição de seu personagem icônico no filme O Diabo Veste Prada.  

 

O Diabo Veste Prada 

 

Meryl Streep foi indicada ao Oscar de melhor atriz e ao Globo de Ouro de melhor atriz de comédia por sua atuação no filme dirigido por David Frankel, lançado em 2006. Ganhou o segundo prêmio ao vestir a pele da diretora de redação de uma importante revista de moda, inspirada em Anna Wintour, capitã da Vogue, no longa que revela os bastidores do universo do vestir e dos editoriais fashion. Além de boa diversão é um panorama real de como as coisas funcionam nessa área. 

 
LIVROS 

 

O Cérebro e a Moda, de Nathalia Anjos (Editora Senac) 

 

Neste livro, a autora brasileira levanta um questionamento importante sobre a maneira como as pessoas consomem moda. Será que elas realmente escolhem o que vestir e optam por vestimentas que refletem o seu jeito de ser, ou será que são impulsionadas a escolher as roupas que as marcas desejam que elas usem? As repostas para essas perguntas se baseiam nas interpretações da neuroestética, que estuda como o cérebro registra os elementos estéticos a que é exposto, construindo modelos de valores e crenças acerca do que é recebido. Ótima leitura para quem busca entender o mercado da moda com mais profundidade. 

 

História do Vestuário, de Carl Kohler (Editora WMF Martins Fontes) 

 

Uma obra de referência para quem trabalha com moda ou para quem tem interesse em aumentar o conhecimento. Como o próprio nome diz, o livro conta a história do desenvolvimento e da evolução do vestuário do período teutônico pré-histórico, Idade Média, Renascimento, Barroco, até os séculos XVIII e XIX. Discorre sobre moda feminina e masculina, os métodos de confecção e os materiais empregados, o uso de tinturas para tecidos e o design de roupas e acessórios. Também aborda as vestimentas para ocasiões específicas como trajes de passeio, esporte e os destinados ao teatro ou a cerimônias religiosas. 

 

O Império do Efêmero, de Gilles Lipovetsky (Editora Companhia de Bolso) 

 

Nesta obra, o filósofo francês analisa o papel da moda na construção do pensamento ocidental, partindo da ideia de que ela define comportamentos, vontades e desejos, estando presente na maioria das esferas da sociedade. A partir da compreensão dos seus símbolos é possível detectá-los como elementos de inspiração e influência nos quereres humanos, bem como na cultura. 

 

Moda: uma filosofia, de Lars Svendsen (editora Zahar) 

 

O filósofo norueguês traça um panorama da moda como instrumento de pertencimento a um grupo a partir das escolhas de consumo do indivíduo. Para isso, ele busca em pensadores como Adam Smith e Immanuel Kant suas visões sobre a moda no decorrer dos séculos. O autor também analisa a influência de estilistas como Christian Dior e Coco Chanel, da moda de rua, das artes plásticas e da cultura pop no vestir e na relação das pessoas com o corpo e o seu jeito de ser. 
 

 

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