Trabalhar na área me ensinou coisas importantes sobre a profissão. Veja o que eu aprendi com essa experiência
O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Os ensinamentos adquiridos ao longo desse período são essenciais para quem está começando uma carreira profissional. Você se interessa por comunicação e quer estagiar em uma redação jornalística? Confira quatro coisas que eu aprendi durante os meus estágios em veículos de imprensa:
1. É preciso se atualizar frequentemente
Essa prática é fundamental para qualquer jornalista. Muito além de ser uma pessoa bem-informada, é importante se atualizar sobre o que está sendo noticiado nos principais veículos de imprensa para que você entenda o que vai ser discutido e comentado pelos seus colegas dentro da redação e também para que você tenha sugestões de pautas relevantes de acordo com os assuntos mais quentes do momento.
2. Checar as informações é fundamental
Outra atividade que nenhum jornalista pode deixar de fazer. Em um contexto no qual a desinformação e as fake news têm se tornado cada vez mais frequentes, é essencial que os profissionais de comunicação façam o seu trabalho com mais atenção. Para isso, consulte fontes com credibilidade no mercado e conte com a ajuda de agências de checagem de notícias. Está na dúvida se algo é verdadeiro ou não? Cheque e procure mais informações sobre o assunto.
3. É bom ter um plano B
Nem toda fonte vai querer falar ou estará disponível no momento que você precisa. Por isso, é importante ter um plano B. Principalmente se você trabalha em um canal de televisão e o programa que você ajuda a produzir está prestes a entrar ao vivo. Você não precisa derrubar a pauta logo de cara. Procure alternativas. É possível falar com outra pessoa sobre o mesmo assunto? Dá para fazer outro recorte ou fazer uma abordagem diferente? Questione-se sobre o que você pode fazer para resolver o problema. Isso vai te ajudar a encontrar uma solução.
4. Não dá para ficar na zona de conforto
Todo profissional tem suas preferências. Mas não se limite a uma única editoria ou a uma função específica. Esteja disponível para outras oportunidades. Aproveite a faculdade e o estágio para ter experiências e descobrir o que você realmente gosta. Além disso, nada te impede de sugerir pautas relevantes que vão ao encontro de algum assunto que te interesse – o que também inclui os formatos. Por exemplo, se você escreve reportagens para uma revista sobre empreendedorismo, por que não falar sobre negócios de moda, gastronomia ou sustentabilidade? E se você ainda fizer isso por meio de um vídeo para as redes sociais? Quer uma dica? Saia da zona de conforto e não deixe a criatividade de lado.
LEIA TAMBÉM:
Jornalismo: tudo o que você precisa saber sobre a graduação
Quiz: teste os seus conhecimentos sobre Jornalismo