Como a Art nouveau influenciou o movimento hippie depois de mais de 100 anos

Movimento artístico da época da Segunda Revolução Industrial se inspirou em formas da natureza, como flores e plantas

 

Por Luísa Serpelloni

 

A Vox produziu um vídeo mostrando como um movimento artístico da época da Segunda Revolução Industrial influenciou a estética hippie dos anos 1960. O movimento se chama Art nouveau e surgiu como reação à arte acadêmica do século 19 e também à própria estética da Era Industrial. Por isso, eles se inspiraram em formas relacionadas a natureza e que geravam um grande contraste com a época, como flores, plantas, curvas e linhas. De fato, muito diferente das construções cinzas e das indústrias de 1800.

 

O movimento começou na Europa, mas ganhou repercussão global, além de ter sido um importante marco na transição entre o historicismo e o modernismo.

 

Influência na cultura hippie

 

Entre 1800 e 1960, aconteceram diversas mudanças no mundo. O que podia ser claramente visto em São Francisco, nos Estados Unidos, onde várias pessoas participavam de protestos, rodas de músicas e concertos musicais.

 

Nessa época, bandas perceberam que pôsteres comuns para atrair o público já não chamavam tanta atenção. Foi então que designers começaram a usar referências da Art nouveau. Acredita-se que isso começou em 1965, após uma exposição com obras do movimento.

 

Mas as referências não estão apenas nos cartazes. Tanto o movimento hippie quanto o Art nouveau nasceram em épocas caóticas e para amenizar a situação ambos se agarraram a elementos da natureza. O mais interessante dessa história é como um movimento artístico, mesmo depois de 100 anos, influenciou a criação da estética hippie que conhecemos hoje.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Design Visual: tudo o que você precisa saber sobre a graduação


9 filmes incríveis sobre Design


5 mitos sobre a carreira de Design Visual

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER