LOADING

Digite para buscar

Tags: , ,

Como a Art nouveau influenciou o movimento hippie depois de mais de 100 anos

Compartilhe

Movimento artístico da época da Segunda Revolução Industrial se inspirou em formas da natureza, como flores e plantas

Por Luísa Serpelloni

A Vox produziu um vídeo mostrando como um movimento artístico da época da Segunda Revolução Industrial influenciou a estética hippie dos anos 1960. O movimento se chama Art nouveau e surgiu como reação à arte acadêmica do século 19 e também à própria estética da Era Industrial. Por isso, eles se inspiraram em formas relacionadas a natureza e que geravam um grande contraste com a época, como flores, plantas, curvas e linhas. De fato, muito diferente das construções cinzas e das indústrias de 1800.

O movimento começou na Europa, mas ganhou repercussão global, além de ter sido um importante marco na transição entre o historicismo e o modernismo.

Influência na cultura hippie

Entre 1800 e 1960, aconteceram diversas mudanças no mundo. O que podia ser claramente visto em São Francisco, nos Estados Unidos, onde várias pessoas participavam de protestos, rodas de músicas e concertos musicais.

Nessa época, bandas perceberam que pôsteres comuns para atrair o público já não chamavam tanta atenção. Foi então que designers começaram a usar referências da Art nouveau. Acredita-se que isso começou em 1965, após uma exposição com obras do movimento.

Mas as referências não estão apenas nos cartazes. Tanto o movimento hippie quanto o Art nouveau nasceram em épocas caóticas e para amenizar a situação ambos se agarraram a elementos da natureza. O mais interessante dessa história é como um movimento artístico, mesmo depois de 100 anos, influenciou a criação da estética hippie que conhecemos hoje.

Tags:
Newronio ESPM

Blog sobre criatividade escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *