Dia do jornalista: conheça a origem da data

Saiba mais sobre a comemoração e conheça as profissões de quem se forma em Jornalismo 

 

Datas comemorativas têm diferentes finalidades. Uma delas é homenagear profissionais. Entre eles, estão os jornalistas. Saiba mais sobre o dia desse profissional e confira as oportunidades que o mercado oferece para quem escolhe seguir essa carreira.  

 

Quando é comemorado o dia do jornalista? 

7 de abril é o dia do jornalista. A data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931 como uma homenagem ao médico e jornalista Líbero Badaró. No entanto, existem outras datas que celebram a profissão. 16 de fevereiro, por exemplo, é dia do repórter – um dos cargos que quem se forma em Jornalismo pode ocupar. 3 de maio também foi a data escolhida para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.  

 

Qual é a origem do jornalismo? 

Não existe uma data exata que marque a origem do jornalismo. Porém, historiadores acreditam que o imperador romano Júlio César possa ter sido um dos pioneiros na área. Por volta de 69 a.C., o líder político criou a Act Diurna, ou Atos do Dia em português – uma publicação oficial do governo exposta em lugares públicos que tinha o objetivo de comunicar fatos e notícias. 

 

Outro fato importante na história do jornalismo foi a criação da prensa. Desenvolvida por Johannes Gutenberg em 1430, a invenção permitiu a impressão em massa de textos e livros. A ferramenta também possibilitou a criação e circulação de veículos jornalísticos em papel, como o Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, considerado o primeiro jornal impresso do mundo.  

 

Saiba mais em: 

14 curiosidades sobre a história do jornalismo 

 

Em quais áreas os jornalistas podem atuar?  

Existe um mito de que só é jornalista quem aparece na TV. Mas essa é apenas uma das áreas nas quais o profissional que segue essa carreira pode atuar. Os avanços tecnológicos e a difusão de fake news abriram espaço para a criação de novas oportunidades no mercado de trabalho. As possibilidades incluem funções em redações de jornais e revistas, veículos digitais, como sites e redes sociais, agências de fact checking, assessoria de imprensa e podcasts.  

 

Saiba mais em: 

9 áreas de atuação para quem se forma em Jornalismo 

 

Profissões para quem se forma em Jornalismo  

  • Redator 
  • Repórter
  • Videomaker
  • Editor de texto
  • Editor de vídeo
  • Social media manager
  • Assessor de imprensa
  • Analista de comunicação  

 

Saiba mais em: 

Descubra os salários de quem se forma em Jornalismo 

 

LEIA TAMBÉM: 

12 mitos sobre a carreira em Jornalismo 

Quiz: qual área do jornalismo mais combina com você? 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER