LOADING

Digite para buscar

Documentário mostra as consequências da política do filho único na China

Compartilhe

One Child Nation foi dirigido pela chinesa Nanfu Wang, diretora de Hooligan Sparrow, documentário indicado ao Oscar em 2016

Por Matheus Rodrigues

One Child Nation é um documentário produzido por Nanfu Wang que explora o profundo impacto socioemocional da política do filho único sobre a população chinesa. Wang é uma cineasta chinesa que vem chamando muita atenção nos últimos anos. Investigada e perseguida por agentes do governo chinês, Wang também é destaque em festivais internacionais. Seu documentário de estreia, “Hooligan Sparrow”, foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2016.

One Child Nation é um mergulho profundo na política do filho único, uma medida radical imposta pelo governo chinês entre 1979 e 2015 para frear o crescimento populacional absurdo do país.

No trailer divulgado pela Amazon Studios é possível ver duas percepções diferentes a respeito da lei chinesa: há aqueles que concordam e veem um lado positivo e outros cujas vidas foram diretamente impactadas. Há inúmeros relatos sobre uma mulher que executava bebês, outros sobre tráfico de crianças, abortos forçados, operações de sequestro de agentes do Estado e até um pai que teve que mandar uma das filhas gêmeas para os Estados Unidos.

One Child Nation investiga a fundo ao longo dos aproximadamente 80 minutos os fatos dolorosos que permeiam a fase que a política do filho único esteve em vigor e a como a guerra demográfica gerou sequelas que ainda marcam a vida dos chineses no presente.

O doc ganhou o Prêmio do Júri de Documentário no Sundance de 2019.

LEIA TAMBÉM:

Netflix mostra a genialidade de Bill Gates em seu novo documentário

‘For Sama’: o documentário sobre uma mãe na guerra

10 documentários sobre meio ambiente que estão na Netflix e você não pode perder

View my Flipboard Magazine.
Tags:
Newronio ESPM

Blog sobre criatividade escrito pelos alunos do Arenas ESPM, agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *