3 pontos fundamentais para um advogado atuar no ambiente digital

Especialista aponta elementos fundamentais para quem quer atuar com Direito Digital 

 

Até meados dos anos 90 era comum o profissional da área do direito trabalhar a vida toda com o que aprendeu na faculdade. “Hoje é impossível parar de se aprimorar porque informação vai agregar conhecimento não só na parte prática do exercício do direito, mas análise de dados e na comunicação visual de um contrato” diz Solano de Camargo presidente da Comissão de Privacidade e Proteção e Dados da OAB-SP.

 

Camargo explica que hoje a atuação de um advogado em um trabalho é multidisciplinar. A defesa de um caso envolve advogados e profissionais de outras áreas que atuam juntos na gestão de um projeto. É preciso ter abertura de cabeça e conhecimento além do Código Penal. “O sujeito analógico tem que saber de mais coisas”, afirma. Nesse sentido, o advogado destaca três pontos fundamentais para um profissional atuar com desenvoltura com Direito Digital. 

 

Linguagem 

A linguagem jurídica sempre foi extremamente formal e empolada, mas isso está mudando. A teoria da comunicação e a semiótica acabaram rumando para o direito a fim de criar uma comunicação que as pessoas entendam. Aqui entram recursos como o visual law e o legal design, que consistem em criar contratos e petições com texto fácil de entender, além do uso de infográficos, fotografias, ilustrações e até e histórias em quadrinhos, conforme a criatividade do advogado e sua equipe.  

 

Multidisciplinariedade 

O advogado tem que ter conhecimento multidisciplinar porque ele trabalha com metas, cronograma e fluxo de trabalho. Antes havia relações hierárquicas e verticais no escritório e o advogado era a liderança máxima. Hoje o trabalho é como a gestão de projeto e, dependendo do caso, pode ser o analista de dados a autoridade máxima do projeto. As relações profissionais pedem que o advogado atue em equipe e entregue o bastão para quem pode fazer o que ele não sabe. 

 

Novas tecnologias

Dependendo da área de atuação o profissional deve ter noções de logística de serviços, TI, algoritmos, inteligência artificial e interpretação de dados. A jurimetria é uma área do direito muito utilizada atualmente, trabalha com análise de dados relacionados a processos de uma mesma natureza, fornecendo informações sobre a probabilidade de ele vir a ganhar uma causa.

 

LEIA TAMBÉM: 

O que é direito digital? Entenda e conheça áreas de atuação

 

Direito 4.0: entenda o que é e conheça seus impactos nos escritórios e na rotina dos advogados

 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER