Informal, corporativo, digital e ambiental. Saiba mais sobre esses e outros tipos de empreendedorismo
Empreendedorismo é um conceito que pode ser definido como a iniciativa de idealizar e colocar em prática um negócio. Existem diferentes formas de exercer essa atividade. Com base em um conteúdo produzido pelo Sebrae, a equipe do #TMJ listou algumas dessas categorias e as suas respectivas características. Confira os diferentes tipos de empreendedorismo que existem no Brasil:
Empreendedorismo individual
É um tipo de empreendedorismo no qual uma pessoa abre uma empresa sem a participação de um ou mais sócios.
Empreendedorismo informal
Refere-se aos negócios que não são registrados em órgãos competentes. Esse tipo de empreendedorismo é praticado por vendedores ambulantes.
Empreendedorismo de franquias
Diz respeito aos empreendedores que comercializam e distribuem produtos e serviços de outras empresas já consolidadas no mercado.
Empreendedorismo corporativo
Trata-se de um tipo de empreendedorismo no qual o funcionário de uma certa empresa oferece soluções para questões do ambiente em que trabalha.
Empreendedorismo social
É um tipo de empreendedorismo no qual o negócio não tem a finalidade de ser lucrativo. O objetivo, nesse caso, é contribuir com causas sociais por meio de projetos de apoio.
Empreendedorismo digital
Refere-se aos investimentos e às inovações dentro do contexto virtual. Um exemplo desse tipo de empreendedorismo são os e-commerces.
Empreendedorismo público
Diz respeito aos negócios que oferecem soluções no setor governamental, seja para reduzir burocracias ou tornar o meio público mais eficiente e transparente.
Empreendedorismo ambiental
Trata-se de um tipo de empreendedorismo que procura criar tecnologias e investir em processos sustentáveis para reduzir impactos negativos no meio ambiente.
LEIA TAMBÉM: