7 coisas que você aprende em uma graduação de Administração

De business intelligence a ética, o curso forma profissionais com ampla bagagem de conhecimento, explica professora do curso de ADM da ESPM 

 

Se antes a imagem do administrador era a de uma pessoa que lida com burocracias e passa o dia atrás da tela de um computador, hoje o perfil desse profissional mudou drasticamente porque é ele quem mantém a empresa nos trilhos diante de tantas mudanças de cenário. Ana Cláudia Pinheiro, professora das disciplinas de Estratégia e Organização e Finanças da graduação em Administração da ESPM no Rio de Janeiro, conversou com o #TMJ para explicar o que de mais importante se aprende na graduação de Administração.  

 

1. Estratégia e inovação

O gestor tem que ser um estrategista e extremamente inovador porque ele é o agente de mudança da empresa, implementando novos modelos de negócios que acompanham os movimentos do mercado. Nessas disciplinas, o estudante toma contato com a modelagem de negócios para pensar estrategicamente não só externamente e no gerenciamento de crises, mas dentro da organização. Tanto é, que hoje os departamentos de RH trabalham com gestão estratégica de pessoas com o intuito de desenvolver habilidade interpessoal de comunicação para formar líderes e não apenas gestores.

 

2. Marketing

Hoje é a grande demanda do mercado, porque para sobreviver e se destacar uma empresa precisa ter bom planejamento e isso inclui pensar estrategicamente nas ações de marketing. Quem estuda Administração aprende que não dá para planejar sem entender o consumidor e o próprio posicionamento da marca. Entre vários temas, as aulas relacionadas a Marketing mostram a importância de se fazer pesquisas de análise de comportamento do consumidor para entender o que precisa ser ofertado ao mercado. 

 

3. Entretenimento 

Existe uma demanda de profissionalizações nos segmentos de entretenimento, esportes, games, produções de cinema, televisão e artes em geral. O aprendizado de como lidar com esses setores é tema em cursos que miram em capacitar pessoas para entrarem no mercado de trabalho entendendo o que precisa ser feito. Cuidar da produção executiva de megashows ou de uma série de televisão é tarefa do administrador. 

 

4. Business intelligence

O estudante de administração precisa aprender a lidar com modelos prescritivos para, quando estiver trabalhando, saber identificar padrões de informações para tomar as melhores decisões. Em um mundo em que se produz informações o tempo todo, existe uma gama de dados que precisa ser analisada e traduzida em insights para o gestor decidir que caminhos seguir. 

 

5. Estratégias digitais

Um mundo digital pede estratégias digitais para o lançamento de um produto. O profissional de administração precisa saber como funcionam as vendas por e-commerce, delivery e redes sociais, além do que deve ser feito para a aderência do produto junto ao cliente e como estar perto dessas pessoas por meio do omnichannel. O gestor pode não trabalhar diretamente com isso, mas tem de saber como funcionam esses ambientes.  

 

6. Finanças

O head de qualquer área de uma organização, seja de operações, RH ou marketing, deve estar a par do desempenho da empresa e acompanhar seus resultados para saber onde investir e implementar ações. Isso permite fazer estudo de viabilidade de negócios, desenvolver o planejamento financeiro e captar recursos para tocar um projeto. Não há como estudar Administração sem tomar contato com o universo das finanças. 

 

7. Ética nos negócios

O estudante de Administração aprende a importância da ética nos negócios e em relação aos funcionários e à sociedade. Em um momento como o atual, em que muito se fala em ESG (Environmental, Social and Governance), é importante uma administração que pense nos impactos das ações da empresa no meio ambiente e na sociedade. No sentido de desenvolver projetos para ajudar a comunidade com algo eficiente e também na governança. Tudo isso melhora o valor da empresa. 

 

LEIA TAMBÉM:

Administração: tudo o que você precisa saber sobre a graduação

 

7 áreas de atuação para quem se forma em Administração  

 

 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER