“Boa publicidade funciona como cultura pop”, diz Rafael Urenha, CCO da DPZ&T

Chefe de criação da agência DPZ&T, responsável pela campanha Caverna do Dragão, do Renaul Kwid Outsider, Sundae & Junior, do McDonalds e Loira do Spoiler, da Netflix, falou sobre publicidade e cultura pop no FEST’UP Tendências

 

“Não existe algoritmo capaz de criar um hit musical, o próximo blockbuster do cinema ou o próximo fenômeno literário. Tudo isso sai da cabeça de roteiristas, pessoas que entendem as relações humanas e tentam emocionar as pessoas com aquilo que fazem”. É o que afirmou Rafael Urenha, CCO da DPZ&T, durante palestra no FEST’UP Tendências. O evento, realizado na ESPM, apresentou tendências do mercado de comunicação. “Na primeira vez que vim a esse evento como estudante, a publicidade estava basicamente na TV, no rádio e no impresso. Hoje existem infinitos canais e mudou o modo com que as pessoas interagem”, afirmou Urenha.

 

De acordo com o CCO, as marcas brigam hoje pela atenção das pessoas, por isso não adianta gastar milhões de verba em uma campanha que não as atinja de maneira relevante. “A atenção é um recurso limitado. As pessoas só têm tempo para prestar atenção em algumas coisas em seu dia”.

 

Na era dos algoritmos, Urenha destacou ainda que a tecnologia é importante para alcançar e mensurar resultados. Mas a essência da publicidade e da comunicação é a emoção. “Se conseguimos emocionar uma pessoa, pegamos ela de vez. Quando sente emoção é que você vai criar memórias de uma marca, isso faz a jornada que tem com ela se estender”. Por isso, o CCO da DPZ&T acredita que a publicidade deve funcionar como a indústria do entretenimento, “que tem um poder de conexão absurdo”.

 

Urenha apresentou alguns exemplos de como a DPZ&T e seus clientes se inspiraram na cultura pop para criar campanhas. Um dos cases foi uma campanha criada pela agência para o McDonald’s, batizada de #FomeDeMc. A campanha foi inspirada no meme Ben Affleck triste. Confira a seguir o meme e a campanha:

 

 

 

Outra ideia inspirada na indústria do entretenimento foi o combo Sundae & Junior, lançado em um post após ingressos para os shows da dupla Sandy & Junior esgotarem. “O pessoal não parava de falar disso.  Fizemos uma ação rápida de social que acabou ficando muito maior do que pensávamos”, lembrou o CCO. “É muito maluco como você tem que ter o timing e o pulso do que está acontecendo para conversar com a cultura pop”.

 

 

Outro case citado por Urenha foi a Loira do Spoiler, campanha inspirada na lenda da Loira do Banheiro, criada para a Netflix. “Virou notícia em vários lugares e conseguimos mais de 80 mil seguidores em uma semana, de maneira orgânica”.

 

 

O publicitário e sua equipe também estiveram por trás da campanha inspirada no desenho Caverna do Dragão, lançada para divulgar o Renaul Kwid Outsider. A marca criou um episódio final em live action para a série que bombou nas décadas de 1980 e 90. “Tinha tudo a ver com a minha geração, entre 35 e 40 anos, que era o público do carro. E [o desenho]

 

também continuou sendo transmitido, conquistando outras gerações”, comentou Urenha. “Os carros esgotaram no primeiro fim de semana. Foi um golaço que fizemos este ano”.

 

LEIA TAMBÉM:

‘Marketing hoje envolve negócios, criatividade, conteúdo, empreendedorismo e inovação’

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER