LOADING

Digite para buscar

“Boa publicidade funciona como cultura pop”, diz Rafael Urenha, CCO da DPZ&T

Compartilhe

Chefe de criação da agência DPZ&T, responsável pela campanha Caverna do Dragão, do Renaul Kwid Outsider, Sundae & Junior, do McDonalds e Loira do Spoiler, da Netflix, falou sobre publicidade e cultura pop no FEST’UP Tendências

“Não existe algoritmo capaz de criar um hit musical, o próximo blockbuster do cinema ou o próximo fenômeno literário. Tudo isso sai da cabeça de roteiristas, pessoas que entendem as relações humanas e tentam emocionar as pessoas com aquilo que fazem”. É o que afirmou Rafael Urenha, CCO da DPZ&T, durante palestra no FEST’UP Tendências. O evento, realizado no último sábado (28), na ESPM, apresentou tendências do mercado de comunicação. “Na primeira vez que vim a esse evento como estudante, a publicidade estava basicamente na TV, no rádio e no impresso. Hoje existem infinitos canais e mudou o modo com que as pessoas interagem”, afirmou Urenha.

De acordo com o CCO, as marcas brigam hoje pela atenção das pessoas, por isso não adianta gastar milhões de verba em uma campanha que não as atinja de maneira relevante. “A atenção é um recurso limitado. As pessoas só têm tempo para prestar atenção em algumas coisas em seu dia”.

Na era dos algoritmos, Urenha destacou ainda que a tecnologia é importante para alcançar e mensurar resultados. Mas a essência da publicidade e da comunicação é a emoção. “Se conseguimos emocionar uma pessoa, pegamos ela de vez. Quando sente emoção é que você vai criar memórias de uma marca, isso faz a jornada que tem com ela se estender”. Por isso, o CCO da DPZ&T acredita que a publicidade deve funcionar como a indústria do entretenimento, “que tem um poder de conexão absurdo”.

Urenha apresentou alguns exemplos de como a DPZ&T e seus clientes se inspiraram na cultura pop para criar campanhas. Um dos cases foi uma campanha criada pela agência para o McDonald’s, batizada de #FomeDeMc. A campanha foi inspirada no meme Ben Affleck triste. Confira a seguir o meme e a campanha:

Outra ideia inspirada na indústria do entretenimento foi o combo Sundae & Junior, lançado em um post após ingressos para os shows da dupla Sandy & Junior esgotarem. “O pessoal não parava de falar disso.  Fizemos uma ação rápida de social que acabou ficando muito maior do que pensávamos”, lembrou o CCO. “É muito maluco como você tem que ter o timing e o pulso do que está acontecendo para conversar com a cultura pop”.

 

Outro case citado por Urenha foi a Loira do Spoiler, campanha inspirada na lenda da Loira do Banheiro, criada para a Netflix. “Virou notícia em vários lugares e conseguimos mais de 80 mil seguidores em uma semana, de maneira orgânica”.

O publicitário e sua equipe também estiveram por trás da campanha inspirada no desenho Caverna do Dragão, lançada para divulgar o Renaul Kwid Outsider. A marca criou um episódio final em live action para a série que bombou nas décadas de 1980 e 90. “Tinha tudo a ver com a minha geração, entre 35 e 40 anos, que era o público do carro. E [o desenho]

também continuou sendo transmitido, conquistando outras gerações”, comentou Urenha. “Os carros esgotaram no primeiro fim de semana. Foi um golaço que fizemos este ano”.

 

LEIA TAMBÉM:

Como é trabalhar em uma agência de publicidade

8 dicas de Paulo Silvestre para quem quer ser um influenciador digital

Os segredos da Lu do Magalu, primeira influenciadora virtual do Brasil

View my Flipboard Magazine.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Pensando em fazer Publicidade?

Deixa seus dados aqui que a gente te ajuda nessa decisão.

Tags:
Filipe Oliveira

Do clã Kardashian-Jenner a entrevistas com CEOs, até o título mundial do Corinthians. Nessa vida de jornalista já cobri de tudo um pouco: esportes, tv e cinema, agronegócio, tecnologia, negócios, empreendedorismo e setor automotivo. Depois de uma temporada de estudos e aventuras na África do Sul, voltei ao Brasil em busca de um novo desafio. Assim vim parar na equipe que criou e produz o #TMJ.

Você vai gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *