Guia do Direito: 5 áreas da advocacia para seguir carreira

Coordenador de Direito da ESPM indica quais áreas estão mais em alta no momento

 

Uma das profissões mais abrangentes do mercado, a advocacia oferece muitas oportunidades de emprego em diversas áreas de atuação. Quem se forma em Direito, pode trabalhar no campo Ambiental, Digital, Tributário, Trabalhista ou Previdenciário, entre outros. Com tantas opções disponíveis, é normal ficar com dúvidas sobre qual delas você deve escolher. Por este motivo, a equipe do #TMJ conversou com Marcelo Crespo, coordenador de Direito da ESPM, que indica 5 áreas da advocacia para seguir carreira.

 

1. Direito Digital

Com o avanço da tecnologia, este ramo tem se tornado cada vez mais essencial. Ele corresponde a um conjunto de normas que visam proteger as relações humanas no ambiental virtual, combatendo práticas danosas ou violações comportamentais, como cibercrimes e vazamento de dados.

 

2. Direito Tributário 

Essa vertente faz parte do ramo do Direito Público, que cuida dos interesses da sociedade como um todo. Seu objetivo é regulamentar as relações jurídicas formadas pelo Estado e os seus cidadãos, sobretudo no que diz respeito à formação dos tributos, arrecadação e fiscalização deles.

 

3. Direito Empresarial 

O Direito Empresarial faz parte do ramo do Direito Privado, que trata dos direitos particulares. Essa área é responsável por fazer análises antecipadas de um negócio, a fim de realizar ações preventivas. Baseia-se em um conjunto de regras que norteiam as atividades econômicas relacionadas à produção e circulação de bens ou serviços.

 

4. Direito Ambiental

Essa área de atuação corresponde a um conjunto de leis e princípios que buscam proteger o meio ambiente, as espécies e a qualidade de vida. Seu objetivo principal é reger a relação das empresas, dos governos e das pessoas com o meio ambiente, a fim de conciliar as necessidades econômicas, sociais e ecológicas.

 

5. Direito Regulatório

Ramo do Direito Administrativo, o Regulatório é responsável por definir parâmetros que auxiliem no funcionamento de importantes setores da economia. Ele estabelece normas que as empresas privadas devem seguir para estarem em conformidade com as agências reguladoras.

 

O que é necessário para ter sucesso na carreira? 

“Não há uma fórmula mágica, mas alguns itens que, se combinados, aumentam muito as chances. Como cursar uma boa instituição de ensino, como proposta pedagógica atualizada, é fundamental. Se dedicar nos estudos durante o curso, para que se tenha uma formação excelente é outra. Além disso, ter experiências práticas durante o curso e networking”, explica Crespo.

 

LEIA TAMBÉM:

Faculdade de Direito: quantos anos e o que se aprende

17 podcasts, filmes e livros para quem quer estudar Direito

Qual o impacto da transformação digital nos escritórios de advocacia?

 

 

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER