Conheça 15 profissões que um jornalista pode exercer

Repórter, podcaster, produtor de conteúdo, editor de redes sociais, assessor de imprensa e mais. Conheça funções que podem ser exercidas por jornalistas

 

O mercado de trabalho oferece hoje diversas oportunidades para quem se forma em Jornalismo. Para descobrir quais são essas funções, o #TMJ conversou com Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM. Confira a seguir as nova profissões do Jornalismo:

 

1. Editor de mídias sociais

O boom das mídias e redes sociais fez surgir esse profissional, que coordena a equipe que produz reportagens para serem veiculadas no ambiente digital. Ele cuida de aspectos importantes como adequação da linguagem e do conteúdo, muitas vezes específico para essas plataformas.

 

2. Podcaster

A popularização do podcast abriu mais um canal de atuação para o jornalista. O trabalho pode ser feito para a divulgação de notícias cotidianas de veículos de comunicação ou para reportagens especiais de amplitude – como A Mulher da Casa Abandonada, mega reportagem de Chico Felitti para a Folha, que se tornou um fenômeno nessa plataforma. Um jornalista também pode produzir conteúdo segmentado, de acordo com a temática do podcast.

 

3. Checador de fatos ou fact checker

A ascensão das fake news levou a imprensa a aferir notícias e dados divulgados por órgãos oficiais e outros de interesse da coletividade, resultando no nascimento das agências de fact checking. O profissional que trabalha com isso investiga informações e fatos para trazer a verdade à população. Durante a pandemia, esse tipo de trabalho foi fundamental para manter a sociedade bem-informada sobre o que estava acontecendo no país em relação ao coronavírus.

 

4. Jornalista especializado

Embora todo profissional seja capaz de apurar fatos e informações sobre qualquer tema, há quem prefira se especializar, dadas algumas particularidades de determinados assuntos. O campo científico, por exemplo, tem uma linguagem muito técnica e o jornalista especializado a transforma em algo fácil de ser compreendido. Futebol, cinema, games, moda, arquitetura e gastronomia são outros exemplos de áreas de atuação onde surgem profissionais que acabam se tornando referência em seu segmento. O jornalista especializado também pode trabalhar em entidades voltadas à defesa de causas sociais como questões ambientais, por exemplo.

 

5. Correspondente internacional

Grandes veículos de imprensa como jornais, emissoras de rádio e televisão e agências de notícias têm correspondentes alocados em outros países. De maneira geral esses profissionais – que também podem trabalhar por conta própria e vender reportagens – atuam na cobertura política e econômica, incluindo guerras e outros conflitos. Claro que estão sempre antenados para comunicar qualquer outro tema de interesse da sociedade.

 

6. Produtor de conteúdo

Existem profissionais que trabalham em agências de comunicação produzindo conteúdo em texto, áudio ou vídeo de diversas naturezas. O material pode se destinar a apresentações e material de treinamento de empresas, códigos de ética, manuais de procedimentos internos de organizações, blogs de sites corporativos, inbound marketing e canais no YouTube. Também existem jornalistas que são contratados como ghost writers de livros de pessoas conhecidas e os que trabalham em equipes de escritórios de advocacia e lidam com legal design e visual law.

 

7. Produtor de reportagem

Emissoras de rádio e televisão e programas em plataformas como o YouTube contam com produtores para garimparem fontes, dados e personagens para uma reportagem, programa ou documentário.

 

8. Freelancer

Muitos jornalistas trabalham por conta própria prestando serviço para redações, sites, blogs, produtoras de vídeo, redes sociais, eventos e qualquer outra atividade que necessite de coleta de informações e redação de textos.

 

9. Assessor de imprensa

Eis uma profissão bem tradicional na qual o jornalista pode atuar como contratado de uma agência de comunicação, de órgãos governamentais, de uma empresa ou de maneira independente. De maneira geral, o trabalho consiste em escrever releases de divulgação e outros materiais de interesse da organização ou cliente, atender solicitações da imprensa, produzir conteúdo para as redes sociais e até gerenciar crises, dependendo do caso. Existem os assessores de personalidades que trabalham na construção da imagem de seus clientes e para mantê-los na trend, e que também lidam com os pedidos da imprensa e agendamento de entrevistas coletivas.

 

10. Storyteller

Uma profissão que ainda não tem um nome específico, mas que vem contratando cada vez mais jornalistas para desenvolverem o roteiro e os textos lidos em vídeos que tem como propósito contar uma história. Geralmente, quem produz esse material são agências de publicidade que possuem jornalistas em seu quadro de funcionários ou trabalham com profissionais independentes, pois eles têm expertise para escrever sem o apelo de vendas característico da publicidade.

 

11. Fotojornalista

Em vez de escrever, esse profissional conta um fato por meio de uma imagem, que muitas vezes tem um peso tão grande quanto o de um texto. A profissão é importante e existem premiações que reconhecem o talento de quem está sempre com uma câmera na mão. Em 2021 e 2022, o brasileiro Lalo de Almeida figurou entre os vencedores do World Press Photo, a mais importante premiação de fotojornalismo do mundo.

 

12. Repórter

Essa a profissão é a essência do jornalismo, uma vez que o repórter interpreta as informações, busca dados e outros componentes que compõem uma notícia. Na imprensa, é a profissão de entrada em uma redação. É a partir desse trabalho que nascem as notícias. Por isso, cabe a esse profissional trabalhar baseado na verdade e para isso é fundamental ouvir todos os lados de um fato.

 

13. Editor

O editor pauta e coordena repórteres e trabalha o material de uma reportagem. Cuida da coerência e da veracidade das informações, identifica possíveis erros ou falta de informação e garante que o que for divulgado está correto. Uma inovação nesse trabalho, e também no do repórter, é a necessidade de estar atento ao uso de palavras-chave que levem a um bom posicionamento do conteúdo no Google para aumentar a audiência do veículo de comunicação.

 

14. Redator-chefe ou editor-chefe

O profissional coordena a equipe de editores, confere o trabalho deles e edita o material produzido, garantindo a coerência das informações. Na imprensa, juntamente com os editores define a pauta de uma edição e a ordem de publicação ou veiculação das reportagens.

 

15. Diretor de redação

Atua como um CEO da redação, pois é quem determina o enfoque das pautas e cuida para que sejam coerentes com a linha editorial da empresa de comunicação.

 

 

 

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