Entenda o que faz um publicitário e sua importância

O que faz? Quanto ganha? Onde pode atuar? Confira tudo o que você precisa saber sobre a carreira de um publicitário  

 

A figura e o trabalho de quem segue carreira em Publicidade são facilmente associados ao ambiente das agências publicitárias. Mas vale lembrar que as possibilidades para quem atua nesse segmento vão muito além disso. Para te explicar o que faz um publicitário, qual é a importância desse profissional para o mercado e outras curiosidades sobre essa profissão, a equipe do #TMJ conversou com Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre. Confira:  

 

O que é um publicitário? 

O profissional que se forma em Comunicação e Publicidade é conhecido como publicitário. 

 

Qual a importância do publicitário para o mercado e para a sociedade? 

O coordenador explica que o publicitário é importante para o mercado, porque ele, assim como outros profissionais que seguem carreira em comunicação, exerce um trabalho que ajuda a movimentar a chamada economia criativa.  

 

“A indústria criativa tem um papel fundamental na economia, porque ela desenvolve marcas, e a sua operação gira vários setores diferentes, ela mexe com uma cadeia enorme”, afirma.  

 

“Para fazer um filme [por exemplo], eu vou precisar desde um eletricista até um cameraman. [Em uma diária] alguém vai ter que lanchar, eu vou precisar de limpeza, eventualmente hospedagem, transporte.”  

 

Além disso, Alessandro também acrescenta que o publicitário desempenha um papel social. “É possível fazer uma campanha de vacinação que salva vidas, uma campanha ligada a DSTs, por exemplo, uma campanha anti bullying”, exemplifica. 

 

O que faz um publicitário?  

Segundo o coordenador, as atribuições de um publicitário, apesar de amplas, estão relacionadas à gestão de uma marca. Entre as áreas nas quais esse profissional pode trabalhar, estão agências, grandes corporações, mídias sociais, gerenciamento de influenciadores, audiovisual, pesquisa e análise de dados.  

 

“O publicitário vai atuar em todas as pontas possíveis, e não só na propaganda tradicional que a gente é acostumado a ver”, diz. “Por conta dos aspectos tecnológicos, agora ele também pode opinar sobre jornada do usuário, navegação, ele vai opinar sobre uma série de fatores e vai andar junto nessa equação de como a marca vai aparecer.”  

 

Confira algumas profissões para quem se forma em Publicidade:  

 

Analista de Marketing 

Trata-se do responsável pelas estratégias de marketing de uma empresa. As suas funções incluem principalmente planejar, desenvolver e analisar informações que dizem respeito ao mercado no qual a marca está inserida, além da promoção de campanhas.  

 

Analista de Mídia 

De maneira simplificada, é quem monitora e mensura os canais nos quais uma empresa divulga os seus produtos ou serviços. O analista de mídia também é encarregado de fazer análises sobre os conteúdos que estão em circulação e, a partir disso, estudar formas de otimizar os resultados obtidos em cada campanha. 

 

Diretor de Arte 

O diretor de arte não é uma exclusividade da Publicidade, esse tipo de cargo também existe em Cinema e Design. Em poucas palavras, ele é responsável por gerenciar a parte visual e todas as outras questões que isso pode envolver dentro de uma campanha, seja ela um produto audiovisual ou uma peça que vai ser veiculada por uma mídia impressa. 

 

Diretor de Criação 

Como o próprio nome já adianta, esse é o profissional que dirige a equipe responsável pela criação de um projeto publicitário. Entre as suas funções, estão receber as solicitações dos clientes e, a partir disso, desenvolver todas as questões que envolvem a concepção do material que será divulgado.  

 

Redator 

A palavra-chave que define as atribuições desse profissional é redação. Na Publicidade, o redator é quem desenvolve o conteúdo escrito que compõe as peças publicitárias de uma determinada campanha. Esse processo tem início a partir de um briefing no qual os conceitos e as ideias do projeto são apresentadas pelo cliente. 

 

Social Media Manager 

Essa profissão é uma consequência da popularização das redes sociais, e também não é uma exclusividade da Publicidade. O social media manager é quem gerencia e administra a produção de conteúdo para esse tipo de plataforma. Monitorar, criar e apresentar estratégias que dizem respeito às redes sociais são algumas das suas tarefas. 

 

UX 

A abreviação vem de um termo em inglês que, em português, é traduzido como experiência do usuário. As atribuições desse profissional envolvem, entre outras coisas, buscar melhorias para plataformas onde ocorrem interações com os clientes de uma marca. 

 

Como é a rotina de um publicitário? 

“São muitas rotinas diferentes, porque, em uma mesma sala, você vai ter um publicitário que quer trabalhar com games, que quer fazer toda a lógica de gamificação de uma marca de esportes, e um publicitário que quer ir para uma grande corporação. Na mesma sala, você vai ter uma publicitária musicista, que quer trabalhar com áudio, e você vai ter o gestor de social media — que, hoje, é a área mais procurada.” 

 

Qual é o salário de um publicitário? 

  • Analista de Marketing R$ 3 mil – R$ 5 mil/mês  
  • Analista de Mídia R$ 3 mil – R$ 4 mil/mês  
  • Diretor de Arte R$ 3 mil – R$ 6 mil/mês  
  • Diretor de Criação R$ 5 mil – R$ 16 mil/mês  
  • Redator R$ 2 mil – R$ 4 mil/mês  
  • Social Media Manager R$ 2 mil – R$ 4 mil/mês  
  • UX R$ 6 mil – R$ 9 mil/mês  

 

Fonte: Os salários médios são referentes ao Brasil e foram consultados no Glassdoor em novembro de 2023. 

 

 

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