15 filmes para compreender as relações internacionais

Denilde Holzhacker, professora de Relações Internacionais da ESPM, preparou uma lista com produções audiovisuais que discutem assuntos contemporâneos das relações internacionais


A ligação entre o cinema e as relações internacionais é bastante estudada, sendo um recurso importante para compreender processos históricos, negociações, papéis decisórios e as relações entre os Estados. É sempre difícil a tarefa de preparar uma lista de filmes que tratam de assuntos ligados às relações internacionais pela quantidade e qualidade das produções que apresentam cenários de conflitos, das relações intraculturais e da agenda global.


Neste sentido, nosso intuito não é delimitar a visão sobre o que são as relações internacionais ou suas diferentes perspectivas, mas apontar algumas obras audiovisuais que discutem assuntos contemporâneos das relações internacionais. Confira a seguir:

 

13 Dias que Abalaram o Mundo (2000)

O filme relata a crise dos misseis em 1961, quando Estados Unidos e União Soviética chegaram próximo de um confronto nuclear. O foco do filme é o processo de decisão do Presidente Kennedy e seus assessores durante a crise, desde as reuniões com a equipe presidencial, a posição dos diplomatas nas Nações Unidas e também a relação com a imprensa. É um filme que retrata o processo decisório do governo norte-americano, sendo utilizado nas disciplinas de processo decisório em política externa.

 

Sob a Névoa da Guerra (2003)

O documentário apresenta a visão de Robert McNamara, ex-secretário de Defesa entre 1961 e 1968, sobre estratégia e segurança no período da Guerra Fria. O diretor Errol Morris utiliza imagens sobre eventos históricos em conjunto com trechos da entrevista realizada com McNamara. Apresenta uma lição de estratégia e como se dá o processo de tomada de decisão dos governantes em situações de grande incerteza. Ao olhar para as estratégias norte-americanas durante a Guerra Fria, o documentário expõe as dificuldades do Governo norte-americano em adequar suas ações no cenário pós-guerra fria.

 

Adeus, Lenin! (2003)

É um filme alemão do diretor Wolfgang Becker que mostra as mudanças na sociedade com a queda do Muro de Berlim e a reunificação alemã. Na estória, o jovem Alexander, após sua mãe ficar em coma por oito meses e não ver as transformações no país com o fim do regime socialista, busca recriar o ambiente da República Democrática Alemã como se ainda existisse. O filme explora as contradições da sociedade da Alemanha Oriental já vivendo no mundo do consumo e do capitalismo.

 

Fahrenheit 11 de Setembro (2004)

O documentário é dirigido pelo cineasta Michael Moore que apresenta os atentados terroristas nos Estados Unidos em 2001. O cineasta faz uma referência sobre a visão do Iraque nos anos 1990 e como os episódios se interligam até o atentado terrorista em 2001. É um documentário crítico ao Governo norte-americano, ao presidente George W Bush, bem como ao papel norte-americano no mundo.

 

Hotel Ruanda (2004)

O filme retrata um dos episódios mais sangrentos na África. O conflito, em 1994, levou à morte um milhão de pessoas em 100 dias. O filme discute as origens do conflito entre tutsis e hutus, a falta de reação da comunidade internacional e os limites da atuação das organizações internacionais. É possível analisar os temas referentes à  falta de ação das nações internacionais frente aos conflitos étnicos, como também compreender as dinâmicas culturais e divisões étnicas nos países africanos.

 

Diários de Motocicleta (2004)

Dirigido por Walter Salles e filmado em diversos países da América Latina, o filme conta a história do jovem Che Guevara que decide viajar, com sua moto “La Poderosa” e acompanhado do amigo Alberto Granado, pela América do Sul. Ao longo da viagem, os dois amigos aprofundam o conhecimento sobre a região sul-americana, a desigualdade e pobreza que atingem as populações locais. Os questionamentos sobre o papel do desenvolvimento e as ideologias de esquerda na formação intelectual de Che são apresentadas ao longo da narrativa.

 

O Caminho para Guantánamo (2006)

Documentário do diretor Michael Winterbottom que conta a história de três jovens britânicos mulçumanos que são presos no Afeganistão, em 2001. Os três jovens viajam para o Paquistão e seguem para o Afeganistão, quando são capturados em um reduto do grupo Talibã. Eles são classificados com terroristas e enviados para a prisão norte-americana na Baía de Guantánamo. Ficam presos até que o sistema britânico consegue provar suas inocências. O documentário aponta o cotidiano e os relatos de violência durante a auge da guerra contra o terrorismo; os dilemas entre o combate ao terrorismo e a preservação dos direitos humanos, além de questionar a atuação norte-americana na guerra contra o terror após 11 de setembro de 2001.

 

Uma verdade inconveniente (2006)

É um documentário que apresenta a campanha do ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore sobre os impactos das mudanças climáticas para o mundo e as próximas gerações. Os dados e informações apresentadas durante o documentário ampliaram a pressão junto aos países nas negociações ambientais conduzidas pela ONU, além disso, o documentário é um bom exemplo de advocacy global e ações para mobilização da opinião pública em âmbito mundial.

 

O Último Rei da Escócia (2006)

Estória fictícia de um médico escocês atende o ditador de Uganda entre 1971 e 1979, Idi Amin Dada, e se torna seu conselheiro. O regime de Idi Amim foi um dos mais sanguinários no continente africano, com relatos desde canibalismo, tortura e violência contra a população e os opositores. O filme, no entanto,  analisa o caráter carismático do líder africano, dando menor peso para o uso da violência no exercício do poder. Apesar disso, o filme retrata as fragilidades no país Africano e a atuação de líderes populistas autoritários.

 

Lemon Tree (2008)

O filme relata a luta de uma viúva palestina na defesa do seu direito de manter a familiar plantação de limões contra o seu poderoso vizinho, o  ministro da Defesa israelense. É uma discussão simbólica sobre as divisões entre os dois povos em um mesmo território, mas que explora o papel do sistema de justiça na resolução de conflitos entre os dois povos. Identidade cultural versos identidade nacional; processo de resolução de conflitos e o conflito entre Israel-Palestina são alguns dos temas presentes no filme.

 

Trabalho Interno (2010)

O documentário de Charles H. Ferguson apresenta a crise financeira de 2008 e suas consequências econômicas para o mundo. O mérito do diretor é discutir um tema complexo com informações e uma visão crítica. O documentário inicia o relato com a desregulação do sistema bancário na Islândia, passando pela falência do Banco Lehaman Brothers e a crise das hipotecas nos Estados Unidos, além de demonstrar os impactos da crise na economia mundial.

 

Capitão Phillips (2013)

O filme conta a história do Capitão Richard Phillips que sob seu comando, em 2009, o navio  MV Maersk Alabama, foi atacado por piratas da Somália. O drama é fiel em mostrar o desenrolar da situação e as ações da tripulação para evitar o desvio da carga. A atuação dos novos piratas contra navios de carga evidência a insegurança para os Estados com o  crescente papel de atores não-estatais, como terroristas, narcotraficantes e redes de crime internacional.

 

A Praça Tahrir (2013)

A reunião de pessoas na Praça Tahrir, na região central do Cairo, passou a ser símbolo de novos tempos para a sociedade egípcia com a queda do regime autoritário de Hosni Mubarak em 2011. O documentário apresenta a visão dos ativistas na organização das manifestações até a derrubada do regime. As entrevistas expõem as dificuldades de atuação em um regime autoritário, bem como as diferenças de visões entre os grupos contrários ao regime. O documentário traz a esperança de mudança na região e a introdução de novas formas de atuação política.

 

Finding Home (2014)

Documentário sobre a situação das mulheres que sofrem com a exploração sexual e foram vítimas de tráfico no Camboja. O documentário discute a situação de três jovens após terem sido vítimas do tráfico, os relatos apresentam as situações de abuso, escravidão e exploração sexual. O objetivo é chamar a atenção para a situação que atinge vários países do Sudeste Asiático e sensibilizar a opinião público mundial sobre o tema.

 

Brexit (2019)

O filme foca na ação do responsável pela campanha para saída da Grã-Bretanha da União Europeia, Dominic Cummings. A narrativa mostra as estratégias de comunicação, o uso das redes sociais e as ações para convencer os eleitores britânicos favoráveis ao Brexit. O filme conduz uma importante discussão sobre o papel das mídias sociais e o impacto nos processos democráticos que atinge diversos países.

 

LEIA TAMBÉM:

Quiz: teste seus conhecimentos sobre Relações Internacionais


6 mitos sobre a carreira em Relações Internacionais

 

10 livros para estudantes de Relações Internacionais

Quer ver mais conteúdos do #tmj?

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter quinzenal!

Você vai curtir

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER