Valorização da atividade jornalística e uma maior preocupação com a proteção social são alguns dos possíveis legados apontados por Leonardo Trevisan em entrevista ao Quarentena em Pauta
Leonardo Trevisan, professor da ESPM e jornalista especializado em economia e relações internacionais, conversou com a galera do Quarentena em Pauta sobre os impactos e legados da Covid-19.
Para o especialista, um dos efeitos da pandemia é a valorização da atividade jornalística. “O que a epidemia demonstrou de uma forma bastante evidente é que o jornalismo passou a ser um trabalho tão essencial quanto outros essenciais: o do policial, o do motorista da ambulância, o do profissional de saúde. A informação passou a ser uma coisa tão necessária”.
Trevisan acredita que o maior legado deste período será uma maior preocupação com a proteção social. “O que a pandemia vai mostrar – e acho que isso é bem presente – é que, em termos de saúde, o trato e a convivência humana terão que ser repensados em termos de uma maior proteção social. Essa será talvez a maior lição que a pandemia vai deixar”, comentou o jornalista. “E o que de alguma forma a pandemia pode deixar claro é que o custo de não fazer os investimentos certos em saúde pública pode ser muito alto”.
Confira a seguir a entrevista completa:
LEIA TAMBÉM: